Abebé de Oxum

Abebé de Oxum
Rio de Janeiro, século XIX
Doação da Polícia da Corte, 1880
Figurava na exposição KUMBUKUMBU no Museu Nacional
Fonte: Museu Nacional

por Aline Montenegro Magalhães

O Ababé ou Abebê é um objeto da religiosidade iorubá, que consiste em um emblema das Iás, Oxum e Iemanjá, nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Orixás das águas, Oxum dos rios e cachoeiras, e Iemanjá do mar, portam o abebé como acessório indispensável na sua indumentária cerimonial. Feitos de latão, o de Oxum costuma ser dourado e o de Iemanjá prateado.

Segundo Raul Lody, sua forma redonda, muitas vezes próxima a de um abano, “remete à anatomia da mulher com seios, nádegas e barriga, com especial referência à cabaça-útero, fortemente ligada à ancestralidade da gênese do mundo e da humanidade.”

O abebé do Museu Nacional aqui apresentado é de Oxum e pode ter tido a função de emitir sons, o que se percebe por seus elementos pendentes. Às vezes esses elementos são moedinhas que simbolizam a riqueza, já que Oxum é a Orixá da riqueza e da maternidade. Daí muitas vezes também se identificar um coração em seu abebé.

Esse abebé integra o conjunto de objetos rituais que pertenceram aos antigos candomblés do Rio de Janeiro, conhecidos como zungus ou casas de dar fortuna, e foram apreendidos pela Polícia da Corte no século XIX, como provas da prática religiosa proibida. Afinal, o catolicismo havia sido decretado religião oficial no Brasil, sendo as práticas das demais consideradas ofensivas à “moral e aos bons costumes”, conforme constava no Código Penal da época:

Crimes policiais

Capítulo 1 – Ofensas da religião, da moral e dos bons costumes

Art. 276. Celebrar em casa ou edifício que tenha alguma forma exterior de templo, ou publicamente em qualquer lugar, o culto de qualquer religião que não seja a do Estado sob pena de serem dispersos pelo Juiz de Paz os que estiverem reunidos para o culto, da demolição da forma exterior, e de multa de dois a doze mil réis que pagará cada um

 

Em 1880, o então diretor do Museu Nacional, Ladislau Neto, solicitou o envio desses objetos para o Museu Nacional com vistas ao estudo e à preservação, frente ao perigo de desaparecimento dessas religiões. Assim, o abebé em questão além de símbolo de culto à Oxum, também é documento dos tempos de perseguição e da criminalização das religiões de matriz africana. Agora, traz também, em sua composição, as marcas indeléveis da violência do fogo que consumiu o Museu Nacional.

Abebé depois do incêndio do Museu Nacional
Foto: da autora

Que as águas de Oxum nos ajude a lidar com o fogo, que ainda arde no peito de cada um de nós.

Glossário

(Iyá) – significa mãe em iorubá

Orixá – nome dado às entidades sobrenaturais na cultura religiosa iorubana. “São as forças da natureza emanadas por Olorum ou Olofim, que guiam a consciência dos seres vivos e protegem as atividades de manutenção da comunidade.”

Candomblé – origina-se da palavra Kamdonbele que pode significar rezar, invocar, pedir pela intercessão divina. Atualmente é um nome genérico com que se designam as religiões afro-brasileira de culto aos Orixás iorubanos e jêjes.  

Umbanda – origina-se da palavra mbanda que pode significar coisa sagrada, súplica, invocar os espíritos. Designa uma religião brasileira de base africana, mas fundamentada no sincretismo com a hinduísmo, o cristianismo e com as religiões amríndias.

Zungu – Habitação de negros pobres, espécie de cortiço. Denominação dada aos estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro colonial onde se oferecia música, refeições e pousadas, geralmente mantidos por negros minas libertos. Do quicongo nzungu, que significa panela, caldeirão.

Para saber mais…

FERREIRA, Carolina Barcellos. “Isso é coisa da macumba?” Elaboração de um material pedagógico de História sobre as religiosidades afro-brasileiras em museus do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

LODY, Raul. O negro no  museu brasileiro: construindo identidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

LODY, Raul. Dicionário de arte sacra & técnicas afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.

LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2011.

SOARES, Mariza de Carvalho, AGOSTINHO, Michele de Barcelos e LIMA, Rachel Correa KumbuKumbu do Museu Nacional. disponível online em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/etnologia/LivroKumbukumbu.pdf Último cesso em 06 jun. 2019

[cite]

2 respostas para “Abebé de Oxum”

  1. Avatar de Márcia Chuva
    Márcia Chuva

    Vida longa ao Exporvisões!

    1. Avatar de Exporvisões

      Obrigada Márcia, vindo de você, um enorme incentivo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

I'm Veronica

Welcome to Craftfully, my cozy corner of the internet dedicated to all things homemade and delightful. Here, I invite you to join me on a journey of creativity, craftsmanship, and all things handmade with a touch of love. Let's get crafty!

Let's connect

Descubra mais sobre EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading