De objetos, histórias e poesia

por Aline Montenegro Magalhães

Foi passeando por Cordisburgo (MG), depois de visitar o Museu Casa Guimarães Rosa, que nos deparamos com uma loja na mesma rua, na verdade Avenida, Avenida Padre João. A fachada, tomada por palavras criadas por Guimarães Rosa, nos atraiu e a quantidade de coisas ali exposta, sem vitrine, chamou a nossa atenção. Perguntei ao “vendedor” quanto custava uma daquelas placas de madeira, pintadas com frases de Guimarães Rosa. Qual não foi o meu espanto em receber por resposta a informação de que a placa não estava à venda. Aliás, nada estava ali para ser vendido. 

Um olhar para o lado e outra placa trazia a mesma resposta com outras palavras: “Não vivo disso, mas não vivo sem isso”.

O “vendedor”, José Osvaldo dos Santos, mais conhecido como seu Brasinha nada tinha de vendedor. Parecia mesmo um colecionador de antiguidades, mas se autodefinia como “objeteiro”, “guardião das coisas do mundo, das pessoas”. Do espanto à admiração. Mais de três horas de conversas, lembranças, poesia e uma infinidade de viagens no tempo e no espaço através dos objetos e das histórias “por eles contadas” pela boca daqueles que por ali passaram.

Foi o melhor souvenir da nossa viagem. Histórias que compartilhamos com amigos, como Vítor Kruter, que foi lá e nos trouxe esse presente, “As coisas da vida ou a vida das coisas”. 

Agora com vocês, o “sertão-mundo-mágico” do “objeteiro” que coleciona histórias e memórias em Cordisburgo, numa loja onde nada se vende, lugar de encontros, onde se troca e compartilha emoções. 

Nosso agradecimento especial ao Coletivo Pitoresco, pelo presente de dois meses ao Exporvisões, e ao diretor e roteirista Vítor Kruter,  pelo olhar atento e sensível que vai além das lentes e telas.

[cite]

6 respostas para “De objetos, histórias e poesia”

  1. Avatar de André Silveira
    André Silveira

    Esse “objeteiro” (colecionador de objetos) é na verdade um colecionador de historias e emoções (seria ele um “historeiro”? ou até um “emocioneiro”? )!
    Em tempos de capitalismo, encontrar pessoas que seguem o fluxo contra-hegemônico, nos leva a reflexão sobre o que desejamos em nossa caminhada de mundo; sobre como as “convenções” engessam e padronizam a visão das coisas.
    A vida nos surpreende com atitudes “sem intenção”, mas que servem, mesmo que de forma simples, ao mesmo propósito das “vias tradicionais” de se preservar e propagar a história, memória e evolução humana.
    Parabéns pelo texto e pelo compartilhamento dessa vivência.

    1. Avatar de Exporvisões

      Olá André Silveira,
      Muito obrigada por suas adoráveis palavras sobre nossa postagem. Você tem toda razão. Realmente é um bálsamo conhecer histórias como a do Seu Brasinha. Acalma o coração e nos enche de esperança na humanidade. E retornos como o seu, nos alegram e dão força para continuarmos a compartilhar nossas miradas afetivas para experiências como essa. Um forte abraço!

  2. Avatar de Mayara Manhães
    Mayara Manhães

    Seu Brasinha me deixou esperançosa e com vontade de ir a Cordisburgo… Viva a reinvenção popular das coisas da vida e da vida das coisas! Adorei conhecer essas histórias. Parabéns pela iniciativa do blog!

    1. Avatar de Exporvisões

      Olá Mayara,
      Obrigada por sua visita e por seu registro. Me lembrou os cadernos de assinatura que colocamos nas exposições. Um importante termômetro a medir a reação e a interatividade do público com a mostra. Ficamos imensamente felizes com esses retornos.
      E não deixe de ir à Cordisburgo.
      Beijossss

  3. Avatar de Alexandre Amorim
    Alexandre Amorim

    Estou em lágrimas. Eis a humanidade em seu estado puro. Um conforto na alma, no coração. Um encontro de almas. Olho pra minha caminhada e percebo quantas histórias já vivi e vivenciei. Eu e Tu. Sem vcs eu não sei quem sou. Eu não sei caminhar.

    1. Avatar de Exporvisões

      Querido Amigo Alexandre Amorim,
      Obrigada pelas lindas palavras.
      Compartilhamos dessa emoção, dessa alegria em conhecer pessoas que nos alegram o coração e enchem de esperança a nossa alma.
      Sigamos nessa vibração.
      Beijos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

I'm Veronica

Welcome to Craftfully, my cozy corner of the internet dedicated to all things homemade and delightful. Here, I invite you to join me on a journey of creativity, craftsmanship, and all things handmade with a touch of love. Let's get crafty!

Let's connect

Descubra mais sobre EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading