Museus contra a barbárie

por Aline Montenegro Magalhães

É com tristeza e indignação que leio e ouço notícias sobre a recorrência de práticas de violação do corpo que remetem ao tempo da escravidão. Colombianos que desrespeitaram a quarentena foram presos pelos pés em um tronco. Sim, um tronco daqueles usados para penalizar os escravizados. Funcionária negra que teve suas mãos e seus braços amarrados, ao ser acusada de sair mais cedo do trabalho, sendo obrigada a andar assim entre os colegas, sob os insultos de “negra fujona”. São episódios que nos fazem questionar que Abolição foi essa? O que comemorar nos 132 anos da Lei Áurea?

No texto da semana passada, refletimos sobre como museus enaltecem o protagonismo da Princesa Isabel nas comemorações do 13 maio, negligenciando as lutas dos escravizados por sua liberdade. Hoje, Dia Internacional dos Museus, quando se inicia a 18ª Semana de Museus com o tema  “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, abordamos o papel dessas instituições no combate ao racismo e a práticas de violência, que nos coloca diante da incompletude da Lei Áurea tão laureada, mas também criticada por não ter garantido a tão sonhada liberdade. Afinal, como diz o samba da Mangueira de 1988, o negro está “livre do açoite da senzala, mas preso na miséria da favela.” Livre do açoite da senzala? 

No Museu Histórico Nacional (olha ele aí mais uma vez), quando elaboramos o atual circuito de exposição de longa duração, tivemos uma grande preocupação, não apenas em ampliar a presença afro-brasileira na história ali contada, tradicionalmente marcada pela invisibilidade e pela subalternidade, mas também provocar incômodos e instigar a reflexão sobre a escravidão e seus rastros. Em uma sala dedicada à economia cafeeira, as louças brasonadas e objetos relacionados aos “barões do café” foram colocados em oposição a uma parede vermelha, tomada por instrumentos de tortura utilizados na violenta relação entre senhores, escravos e Estado. Sim, o Estado assumiu o papel regulador de castigos e também penalizava fisicamente escravizados, haja vista a  prisão do calabouço, que funcionou entre finais do século XVII e meados do XIX, junto ao complexo arquitetônico onde hoje está instalado o Museu Histórico Nacional.

 

A ideia dessa disposição dos objetos era proporcionar um incômodo no público. Provocar questionamentos sobre o romantismo com que se costuma conceber o século XIX brasileiro, segundo o qual há uma grande identificação com a Casa Grande e uma sublimação da senzala. Os conflitos e as tensões não costumam ser lembrados, tornando a relação entre senhores e escravizados muito naturalizada e pacificada, à la Gilberto Freyre em “Casa Grande e Senzala”.

Embora esse incômodo acontecesse, não era o suficiente para uma reflexão mais profunda sobre a ressonância daquela realidade nos dias de hoje. Talvez, pela antiguidade dos objetos expostos, o desconforto era rapidamente acomodado com a ideia de que esse passado não mais existia. Não foram raras as vezes que ouvi visitantes agoniados exclamando: “ainda bem que isso acabou, que não há mais escravidão e nem o uso desses objetos para maltratar as pessoas”. Quando tinha oportunidade, perguntava: “será?” E a pergunta, às vezes, conseguia confrontar esse “alívio”, seguida de referências à atualidade desses mau-tratos. Quem achava que “bandido bom é bandido morto” e aplaudiam o espancamento do “ladrão” até ele aprender, se viu a repensar essa postura. Contudo, infelizmente, houve também pessoas tentando negar a violência ou ver lógica nesse tipo de prática. A professora Leila Bianchi Aguiar e sua turma de alunos da Unirio foram testemunhas de uma manifestação dessa natureza em uma visita que fizemos juntas.

Esse incômodo tornou-se ainda maior e mais eficaz, pedagogicamente falando, quando, em 2018, junto ao núcleo dos instrumentos de tortura foi instalada uma televisão com a projeção da obra “Justiça e Barbárie” de Jaime Lauriano. Consistiu em uma das várias intervenções de arte contemporânea no circuito expositivo do MHN, realizadas durante a  7º edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. O vídeo, ao mostrar cenas de linchamento de negros em pleno ano de 2017, acompanhadas de reações de leitores extraídas da seção de comentários de jornais digitais brasileiros, coloca em xeque a ideia de que o passado acabou. O passado da violência colonial, também fartamente presente no período da ditadura militar, não passou. Está aí e reatualizado. Segundo o artista “Em comum, imagens e comentários naturalizam a violência perpetrada pela sociedade civil, transformando assassinos em justiceiros. Tal prática atualiza, de forma perversa, o passado colonial e ditatorial brasileiro”.

Infelizmente a obra foi retirada de lá com o fim da Mostra, mas estamos tentando tê-la de volta, cumprindo seu papel educativo, disruptivo.

Afinal, não é para isso que servem os museus? Para nos ajudar a compreender a sociedade na qual vivemos em sua historicidade e complexidade; para que possamos agir no combate à violência, ao racismo e a todas as formas de injustiças e desigualdades?

Para saber mais: http://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/142/93 

2 respostas para “Museus contra a barbárie”

  1. Avatar de Fabiana Vidal Costa
    Fabiana Vidal Costa

    Gostei bastante, mas o açoite continua e agora não é mais no âmbito privado das senzalas. Vemos nas falas das pessoas, nas fotos que escancaram a desigualdade social. Eu penso que esses objetos de tortura devem estar sincronizados com atos e falas do presente. Talvez assim, se mostre o quanto esse “passado” vive no presente.

    1. Avatar de Exporvisões

      Olá Fabiana,
      Obrigada por seus comentários e sugestões tão pertinentes. É justamente para ter essa fala do presente que o MHN, em parceria com a equipe do Rio de Janeiro do projeto ECHOES (http://projectechoes.eu/) – constituída pelas professoras Márcia Chuva, Brenda Coelho, Keila Grinberg e Leila Aguiar – está tentando inserir novamente a obra do Jaime Laurano junto ao núcleo dos instrumentos de tortura. Vamos cruzar os dedos para que consigamos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

I'm Veronica

Welcome to Craftfully, my cozy corner of the internet dedicated to all things homemade and delightful. Here, I invite you to join me on a journey of creativity, craftsmanship, and all things handmade with a touch of love. Let's get crafty!

Let's connect

Descubra mais sobre EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading